A Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt) lançou um guia prático com dicas para manter a saúde no ambiente de trabalho. Este manual foi enviado em formato digital a sindicatos, empresas e órgãos públicos, ressaltando a importância de realizar acompanhamentos regulares com os trabalhadores, não somente durante a contratação ou ao sair da empresa.
Em junho, mais de 330 mil brasileiros com mais de 18 anos pediram afastamento do trabalho ao governo federal. Desses casos, 76% dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ocorreram devido a doenças.
Esse número é constante mês a mês, representando um impacto econômico e social significativo, conforme avaliação da Anamt.
As maiores causas para afastamento são lesões por esforço repetitivo, dores lombares e doenças crônicas, seguidas por transtornos mentais e comportamentais.
O guia também esclarece que a atuação do médico do trabalho vai além do diagnóstico de doenças.
Segundo a Anamt, o médico do trabalho atua principalmente na prevenção, identificando sinais e sintomas em trabalhadores e orientando-os, além de ajudar as empresas a criarem um ambiente saudável para diminuir os riscos de adoecimento.
Sobre o Guia
O material aborda a importância de exames médicos ocupacionais, como admissão, periódicos e em caso de mudança de função. Ele também reforça que o trabalhador deve estar atento ao seu local de trabalho e atividades diárias para identificar possíveis problemas que o empregador deve resolver, incluindo riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos.
O guia chama atenção para fatores que podem parecer pequenos, mas que podem causar problemas graves, como exposição a variações de temperatura, ruídos altos, produtos químicos, levantamento de peso excessivo e movimentos repetitivos, que podem levar a lesões.
Outro ponto importante é o uso obrigatório de equipamentos de proteção individual (EPI) adequados para cada função, bem como a necessidade de máquinas protegidas para garantir a segurança do trabalhador.