19.5 C
Brasília
domingo, 07/12/2025

Grupos vulneráveis têm direito à vacina contra pneumonia

Brasília
nuvens quebradas
19.5 ° C
19.5 °
18.7 °
89 %
1.5kmh
75 %
dom
21 °
seg
21 °
ter
21 °
qua
23 °
qui
23 °

Em Brasília

A pneumonia é uma infecção nos pulmões que pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou substâncias tóxicas e é uma das principais razões de internação no Distrito Federal. De janeiro a agosto deste ano, a Secretaria de Saúde do DF registrou 4.478 internações por pneumonia ou gripe. Por isso, o Dia Mundial da Pneumonia, comemorado a cada 12 de novembro, reforça a importância de três vacinas que ajudam a proteger contra essas doenças.

“São vacinas muito importantes para evitar casos graves de pneumonia”, destaca Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio Central da Secretaria de Saúde do DF. Ela lembra que crianças na idade correta, grupos prioritários e pessoas com outras doenças devem manter a carteira de vacinação em dia.

A primeira vacina, contra a gripe, é reforçada todos os anos em campanhas para proteger grupos mais frágeis como crianças entre seis meses e cinco anos, pessoas com doenças crônicas, gestantes, mães recentes e idosos acima de 60 anos.

Doenças respiratórias

Até o dia 11 de novembro, o DF aplicou 859 mil doses da vacina contra gripe, segundo o Ministério da Saúde. Essa vacina é oferecida anualmente para prevenir os principais vírus que causam doenças respiratórias e complicações como a pneumonia.

A segunda vacina importante é a pneumocócica 10-valente conjugada (VPC-10), incluída no calendário básico de vacinação. Ela deve ser dada em crianças com 2 meses, 4 meses e 1 ano de idade. Essa vacina também ajuda a prevenir infecções no ouvido. Crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias podem receber essa vacina nas unidades de saúde.

Apesar disso, a vacinação está abaixo do esperado. Até 5 de novembro, foram aplicadas 35.896 doses, protegendo 88,6% das crianças menores de um ano. A meta do Programa Nacional de Imunização é que 95% estejam protegidas. A dose de reforço alcançou 85,2%, também abaixo da meta.

Por fim, a vacina pneumocócica 23-valente é indicada para alguns grupos específicos. Idosos a partir de 60 anos que estejam acamados ou morando em instituições fechadas devem tomar uma dose a cada cinco anos.

Crianças a partir de dois anos com condições médicas especiais, como HIV, câncer, transplantes, doenças do coração e diabetes, podem ser vacinadas nas unidades básicas de saúde que oferecem atendimento do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie). Nesses casos, os relatórios médicos são avaliados antes da vacinação.

Informações da Agência Brasília

Veja Também