Foi criada uma portaria no Diário Oficial do DF que cria um grupo especial para trabalhar em um plano e testar a Calculadora Verde no Distrito Federal.
Esta ferramenta serve para medir a emissão de gases que prejudicam o meio ambiente, analisando quatro áreas principais: transporte, mudanças no uso do solo, energia consumida e gestão de lixo.
O grupo é formado por representantes da Secretaria de Economia (Seec-DF), Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF), Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF) e Instituto Brasília Ambiental. Eles vão identificar projetos nessas áreas, testar a calculadora e verificar as emissões de gases geradas ou evitadas. O objetivo também é avaliar a possibilidade de gerar créditos de carbono, para o DF participar do mercado de carbono futuramente.
O plano prevê ainda a contratação de técnicos para manter, melhorar e ampliar a ferramenta, além de treinar servidores para usar a Calculadora Verde. Segundo o diretor de Estudos e Políticas Ambientais e Territoriais do IPEDF, Werner Vieira, “a meta é consolidar a Calculadora Verde como ferramenta de apoio para políticas públicas que reduzem gases prejudiciais, alinhando o DF à meta de reduzir em até 37,4% esses gases até 2030.”