Policiais da 13ª Delegacia de Polícia prenderam temporariamente, nessa terça-feira (7/10), um casal suspeito de envolvimento em um homicídio ocorrido em uma ocupação no Setor Habitacional Região dos Lagos, em Sobradinho, em fevereiro de 2025.
No início do ano, foi registrado na delegacia o desaparecimento de Alex Damasceno, 37 anos, conhecido como Baiano. Contudo, as investigações revelaram que ele havia sido assassinado e seu desaparecimento havia sido inventado pelo criminoso.
O assassino se vangloriava perante os moradores da ocupação dizendo ter matado Alex e ameaçando quem o desafiava da mesma forma.
De acordo com a companheira do criminoso, ele chegou a gravar o assassinato, mas o celular com a gravação foi destruído durante uma discussão entre o casal.
O autor do crime liderava uma organização criminosa na região, chamada “Os Pilantras”, envolvida em grilagem de terras, ameaças, agressões e eliminação de adversários.
A investigação também está apurando a possível participação da mulher do autor no assassinato. O criminoso indicou aos policiais o local onde Alex foi morto e queimado.
No local, foram encontrados os ossos da vítima com fratura no crânio e cápsulas de munição calibre .380. A arma do crime não foi localizada; segundo a companheira do assassino, ele a descartou em uma área do Cerrado após o homicídio.
As apurações contaram com a colaboração e denúncias de moradores da região, que confirmaram que o autor circulava armado e fazia graves ameaças.
A ocupação onde moravam vítima e autor foi alvo de uma ação recente do Governo do Distrito Federal para derrubar construções irregulares. Na ocasião, a casa do criminoso foi demolida, mas ele rapidamente erigiu uma nova estrutura.