Metroviários pedem reajuste salarial e outras demandas; linhas 4-Amarela e 5-Lilás e CPTM operam normalmente
Quatro linhas do Metrô de São Paulo estão funcionando parcialmente na manhã desta quarta-feira. Metroviários iniciaram uma greve por reajuste salarial e outras demandas.
A Linha 1-Azul está operando entre as estações Ana Rosa e Luz. A Linha 2-Verde, entre Alto de Ipiranga e Clínicas. A Linha 3-Vermelha, entre Bresser-Mooca e Santa Cecília. E a Linha 15-Prata está totalmente fechada. As informações são do G1.
As linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô e todas as linhas de trem, da CPTM, operam normalmente. A operação parcial começou às 7h.
Os ônibus metropolitanos funcionam normalmente, segundo a EMTU, que pediu reforço às 17 empresas que prestam serviço ao sistema.
A SPTrans acionou o Paese (Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência) às 4h para disponibilizar seis linhas especiais de ônibus aos passageiros das estações afetadas pela greve.
Linha 1-Azul
- Metrô Jabaquara – Praça da Sé: 40 ônibus
- Metrô Tucuruvi – Praça do Correio: 28 ônibus
- Metrô Santana – Praça do Correio: 30 ônibus
Linha 2-Verde
- Metrô Vila Prudente – Metrô Ana Rosa: 27 ônibus
- Metrô Ana Rosa – Metrô Vila Madalena: 26 ônibus
Linha 3-Vermelha
- Itaquera – Pq. Dom Pedro II: 40 ônibus
- Metrô Artur Alvim – Pq. Dom Pedro II: 20 ônibus
- Metrô Vila Matilde – Pq. Dom Pedro II: 20 ônibus
Linha 15-Prata (Monotrilho)
- Apoio com a linha 5110 – Terminal São Mateus – Terminal Mercado: 69 ônibus
Reivindicação
A decisão pela greve foi tomada na noite da última terça-feira. Os metroviários reivindicam reajuste salarial, pagamento da Participação nos Resultados. A categoria diz que o Metrô tenta reduzir os direitos trabalhistas dos profissionais.
“A falta de respeito do Metrô é tamanha que nem mandou representantes a uma audiência de conciliação que seria realizada hoje (18 de maio) e supervisionada pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho)”, diz uma nota no site dos metroviários de São Paulo.