23.5 C
Brasília
sexta-feira, 30/01/2026

Greve nacional nos Estados Unidos contra ações do ICE

Brasília
trovoada
23.5 ° C
23.5 °
20 °
73 %
4.1kmh
75 %
sex
25 °
sáb
26 °
dom
25 °
seg
25 °
ter
24 °

Em Brasília

Ativistas organizaram uma greve nacional nos Estados Unidos para protestar contra as operações do ICE. A paralisação abrange várias cidades do país, incluindo Minneapolis, Cleveland e Nova York, e visa suspender o trabalho, os estudos e o consumo como forma de pressionar o governo a rever suas práticas de imigração.

Na semana anterior, milhares de pessoas se manifestaram em Minnesota após a morte da cidadã americana Renee Good, mãe de três filhos, baleada por uma agente do ICE. Logo após, Alex Pretti, enfermeiro e veterano de guerra, foi morto durante uma operação do ICE em Minneapolis, gerando indignação generalizada.

Outras vítimas recentes incluem Keith Porter Jr., morto por um agente fora de serviço em Los Angeles, e Silverio Villegas González, morto em um subúrbio de Chicago. A campanha National Shutdown destaca que as mortes ocorreram à luz do dia enquanto protestavam contra as deportações em massa.

Grupos de direitos humanos, movimentos estudantis e organizações como a Defend Immigrant Families Campaign e o Council on American–Islamic Relations apoiam a greve, que também conta com o respaldo de celebridades como os atores Pedro Pascal, Hannah Einbinder, Edward Norton e Jamie Lee Curtis.

Enquanto isso, em Washington, democratas e a Casa Branca negociam o financiamento do Departamento de Segurança Interna (DHS) para manejo temporário das operações do ICE, refletindo a pressão nacional causada pelos protestos e manifestações.

Veja Também