Sindicatos querem aumento salarial de pelo menos 10,5%, e descartaram oferta de 5% em dois anos
Trens, aviões e sistemas públicos de transporte ficaram paralisados em boa parte da Alemanha nesta segunda-feira, 27, após sindicatos convocarem uma grande greve de um dia pedindo melhores salários para lidar com a inflação. A greve também afetou transporte de carga por trilho e navio, com a participação de trabalhadores desses setores.
Os sindicatos querem um aumento salarial de pelo menos 10,5%, e descartaram a oferta dos empregadores de aumento de aproximadamente 5% em dois anos, mais pagamentos pontuais.
A inflação elevada também observada em outros lugares no ano passado atingiu duramente muitos trabalhadores, disse Ulrich Silberbach, da Federação do Serviço Civil. “Registramos quedas nos salários reais e isso precisa ser compensado”, disse a repórteres.
Resposta
A empresa ferroviária Deutsche Bahn chamou as demandas do sindicato de exageradas e alertou que milhões de passageiros e milhares de empresas que transportam mercadorias por trem seriam afetados.
“O meio ambiente e o clima também sofrerão no final. Os vencedores de hoje são as empresas petrolíferas”, disse o porta-voz Achim Strauss.
Três dias de negociações entre os dois lados estão agendados. A ministra do Interior, Nancy Faeser, que representa o governo federal nas negociações, disse que seu lado se envolveria nas discussões de maneira “dura, mas também justa e construtiva”.