A Embaixada dos Estados Unidos (EUA) no Brasil divulgou um comunicado nesta quinta-feira (14/8) no X, alertando mulheres grávidas que planejam viajar para os Estados Unidos com a intenção de dar à luz no país.
O comunicado esclarece que as autoridades consulares têm autorização para recusar o visto se perceberem que o objetivo principal da viagem é o nascimento da criança em solo norte-americano para garantir a cidadania americana ao bebê.
Segundo a Embaixada, “Negaremos seu visto se acreditarmos que o seu principal objetivo de viagem é dar à luz nos Estados Unidos ou obter a cidadania americana para seu filho”.
Uma alternativa para brasileiros que desejam obter a cidadania americana é residir permanentemente nos Estados Unidos por pelo menos cinco anos, ou três anos no caso de ser casado com um cidadão americano. Depois desse período, é possível solicitar a naturalização, que requer o preenchimento de um formulário, a realização de provas de inglês e conhecimentos cívicos, além da demonstração de bom caráter moral.