Em situação emergencial, a cidade de Erechim, no estado do Rio Grande do Sul, enfrentou uma manhã difícil nesta segunda-feira (24/11) após uma intensa tempestade de granizo no domingo (23). Grandes pedras de gelo causaram danos aos vidros de veículos nas ruas e aos telhados das residências.
Segundo o Centro de Monitoramento da Defesa Civil (CMDEC), que emitiu três alertas para a população, o granizo foi resultado da combinação entre uma área de baixa pressão com as condições de calor e umidade na região.
Na manhã desta segunda, o governador Eduardo Leite (PSD-RS) liberou um repasse emergencial de R$ 1,5 milhão para o Fundo da Defesa Civil de Erechim. Este recurso será utilizado para a aquisição de telhas, beneficiando as famílias vulneráveis afetadas pelo granizo.
“Tenho acompanhado desde a tarde de domingo os impactos da chuva de granizo em Erechim e pedi ao coronel Boeira, chefe da Casa Civil, que conduza todas as ações necessárias para apoiar o município. O mecanismo de repasse rápido do Fundo a Fundo, instituído na nossa gestão, possibilita que o Estado forneça assistência à população afetada com agilidade”, declarou o governador.
De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para esta noite em Erechim, espera-se céu parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva, incluindo eventuais granizos. Para a terça-feira (25/11), a estimativa é de céu predominantemente nublado.
