Uma frente fria que começou a se formar nos últimos dias deve provocar temporais e possibilidade de granizo ao longo do dia na Região Sul do Brasil nesta terça-feira (2/9). Informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que o maior volume de precipitação deve ocorrer no final do dia em todo o Rio Grande do Sul, além de alcançar o leste de Santa Catarina e Paraná, junto à fronteira com Argentina e Paraguai.
No interior do Brasil, o clima segue seco e quente, mesmo com a aproximação da primavera. O Inmet informa que a região central deve apresentar umidade relativa do ar entre 30% e 20%. O instituto aconselha os moradores a beberem bastante líquido e evitarem esforço físico e exposição ao sol nas horas mais quentes.
A região Centro-Oeste enfrentará altas temperaturas, podendo alcançar sensação térmica superior a 40°C em capitais como Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS). Apesar do calor intenso, essas áreas estão sob alerta para possíveis tempestades, enquanto Goiás (GO) e o Distrito Federal (DF) estão com aviso por baixa umidade.
No Sudeste, o tempo permanece estável, ainda que as nuvens estejam presentes, principalmente nas capitais. Esporadicamente, haverá chuvas moderadas no norte do Espírito Santo e no oeste de Minas Gerais, perto da divisa com a Bahia. A temperatura máxima nas cidades principais da região deve ser 28°C em São Paulo (SP). Em Vitória (ES), a máxima prevista é de 23°C, enquanto em Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ) a temperatura pode chegar a 25°C.
Na região Nordeste, condições de tempo fechado serão observadas principalmente nos litorais da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Estados como Piauí, Ceará, Maranhão e a maioria do Rio Grande do Norte terão céu com poucas nuvens e tempo estável. Teresina (PI) deve registrar a maior temperatura da região, podendo atingir até 37°C.
No Norte do Brasil, o clima é instável em estados como Acre, Amapá, Rondônia e Amazonas, exceto pelas áreas próximas ao Pará e Mato Grosso, onde o tempo tende a ser mais firme, e há previsão de chuva no nordeste paraense. Em Roraima, o céu permanece encoberto, mas sem precipitação.
As temperaturas máximas nas capitais do Norte variam entre 33°C em Rio Branco (AC) e 35°C em Macapá (AP) e Porto Velho (RO).