Cerca de 183 milhões de contas e senhas do Gmail, o serviço de e-mail do Google, foram comprometidas em um grande vazamento de dados. O especialista australiano em segurança digital, Troy Hunt, conhecido por criar o site Have I Been Pwned, revelou na segunda-feira (27/10) que o incidente vazou aproximadamente 3,5 terabytes de informações, afetando mais de 180 milhões de endereços de e-mail e senhas globalmente.
Embora o vazamento tenha ocorrido em abril deste ano, a divulgação só foi feita recentemente através do site de Troy Hunt, onde os usuários podem verificar se seus dados foram comprometidos. “Os principais provedores de e-mail estão incluídos, com o Gmail aparecendo em destaque”, comentou o especialista ao jornal Daily Mail.
Como verificar se seu e-mail foi afetado
Uma das formas de checar se sua conta foi vítima do vazamento é utilizando a plataforma Have I Been Pwned, que verifica a exposição de seu e-mail em incidentes de segurança nos últimos dez anos.
Se o e-mail estiver comprometido, a plataforma mostrará a mensagem: “Ah, não — pwned! Este endereço de e-mail foi encontrado em diversas violações de dados. Verifique os detalhes para saber onde seus dados foram expostos.” Além disso, o site mostra quais aplicativos ligados ao Gmail causaram o vazamento, a data dos incidentes e quais informações foram afetadas.
Medidas recomendadas para proteger sua conta
Em casos de exposição, a recomendação é alterar imediatamente a senha do e-mail e ativar a autenticação multifator, que adiciona etapas extras na hora do login para dificultar o acesso não autorizado.
