Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (16/12) pela Genial/Quaest aponta que 43% dos brasileiros consideram Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, como um fator chave para a reversão da decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, referente ao aumento das tarifas.
Além disso, 28% dos entrevistados julgam que a influência de Lula foi moderada, enquanto 23% acreditam que ele não teve um papel importante nesse contexto. Outros 6% não souberam ou não responderam a essa pergunta.
As tarifas impostas em agosto pelo governo dos EUA sobre produtos brasileiros, incluindo café, vários tipos de carne bovina, açaí, tomate, manga, banana e cacau, foram revogadas no mês passado.
Essa medida aconteceu após algumas rodadas de conversas entre os governos do Brasil e dos EUA, que foram resultado do diálogo estabelecido entre Lula e Trump.
O levantamento realizado pelo instituto ocorreu entre os dias 11 e 14 de dezembro, com 2.004 entrevistas presenciais feitas com pessoas maiores de 16 anos. A pesquisa apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.

