O primeiro dia de encerramento do Distrito Junino 2025 atraiu uma multidão de aproximadamente 100 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios.
Os presentes aproveitaram uma noite cheia de dança, cultura e música, com apresentações incríveis das quadrilhas Filhos do Sol, Santo Afonso, Formiga da Roça e Sanfona Lascada, que se destacaram pelas histórias, criatividade e técnica.
A festa começou animada com o Trio Toin do Forró, trazendo o autêntico arrasta-pé. Depois, Natanzinho Lima, um dos artistas mais importantes da nova geração da música brasileira, fez o público dançar bastante. Para encerrar a noite, Flávio José, um ícone do forró tradicional, emocionou milhares ao tocar clássicos que são lembrados com carinho em todo o Nordeste.
Affonso Gomes, presidente do Instituto Orgulho de Ser Nordestino, destacou: “Não é só uma festa, é uma política pública forte que valoriza as quadrilhas como patrimônio cultural do nosso povo.”
Cláudio Abrantes, secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, afirmou que a presença do público mostrou a importância do evento como uma política cultural que gera emprego e fortalece a cultura popular do DF, colocando-o entre os principais eventos culturais do país.
Affonso Gomes reforçou a importância histórica do momento, dizendo que o evento já é considerado o maior da região e representa o esforço coletivo em valorizar as quadrilhas.
A festa continua
O encerramento segue neste sábado (30), com as quadrilhas Rasga o Fole, Si Bobiá a Gente Pimba, Sabugo de Milho, Arroxa o Nó e Pau Melado. Até o momento, foram 261 apresentações durante os 41 dias de evento, que aconteceram em várias regiões administrativas do DF e, pela primeira vez, no Entorno.
A abertura dos shows fica por conta do Trio Asa Branca, seguido pelos shows de Wesley Safadão, Chambinho do Acordeon — que interpreta Luiz Gonzaga no cinema — e da dupla George Henrique & Rodrigo. A festa começa às 18h deste sábado, com entrada gratuita mediante retirada de ingresso pela plataforma Sympla.
*Informações fornecidas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa