Na 103 Norte, uma passagem subterrânea foi transformada em uma verdadeira galeria de arte ao ar livre. Na segunda-feira (20), o grafiteiro Elom Cordeiro, natural de Ceilândia, criou desenhos geométricos que remetem ao estilo de Athos Bulcão e representam monumentos conhecidos, como a Torre de TV, o Congresso Nacional e a Praça dos Três Poderes.
Outros artistas urbanos do Distrito Federal também participarão da pintura dos quase 1,2 mil metros quadrados disponíveis nas passarelas para pedestres e ciclistas. Cada parede tem aproximadamente 200 metros de comprimento por 2,90 metros de altura. Entre os artistas convidados estão Toys Daniel, famoso mundialmente por seus murais e ilustrações, e Vinícius Lap!xa, uma referência do grafite na região de Sobradinho.
Elom comenta que outros talentos das periferias irão integrar o projeto, que pretende ser expandido para as demais passagens subterrâneas da cidade. “Queremos dar vida a esses espaços antes monocromáticos, mostrando a criatividade dos artistas locais”, afirma. Ele também destaca a importância de incentivar jovens talentos para que possam apresentar suas artes e construir parcerias que tragam oportunidades e reconhecimento da comunidade.
Essa iniciativa faz parte da reforma das passagens conduzida pela Diretoria das Cidades da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). O presidente da empresa, Fernando Leite, explica que o trabalho de pintura está previsto no contrato da empresa responsável pelas obras, que contrata os profissionais para decorar as paredes. “As 16 passagens terão um visual mais harmonioso e agradável, o que melhora o bem-estar e a sensação de segurança das pessoas”.
Cada trecho deve levar de uma a duas semanas para ser completamente grafitado. Após a conclusão da 103 Norte, os artistas seguirão para a Asa Sul, nos trechos da 102 e da 104, que também passaram por reformas. O servidor público Túlio Figueiredo, de 43 anos e morador da região, conta que ao passar por lá percebeu a mudança: “Passei pelo local para deixar minha filha na escola e depois voltei para apreciar a arte com mais calma. Está muito bonito, deu outra cara para a passagem”.
A Novacap reforça o pedido para que a comunidade cuide dos espaços reformados, evitando o descarte de lixo irregular, estacionamento de veículos em áreas de acesso e o uso dos locais para necessidades fisiológicas, pois essas ações prejudicam a conservação e a segurança das passagens, que são importantes para a mobilidade e proteção de pedestres.
Além disso, está sendo estudado um acordo de cooperação técnica entre a Novacap e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) para aumentar a segurança e prevenir depredações nas passagens subterrâneas do Plano Piloto. Um edital está sendo preparado para a compra e manutenção de câmeras de monitoramento que funcionarão 24 horas por dia. A previsão é que cerca de 220 equipamentos sejam instalados.
*Informações fornecidas pela Novacap