A porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podestà, informou nesta segunda-feira (1º/9) que o avião de Ursula Von Der Leyen, presidente da Comissão Europeia, enfrentou um bloqueio no sinal de GPS durante sua viagem com autoridades à Bulgária, realizada no domingo (31/8).
A suspeita, segundo Podestà, é que houve uma “interferência evidente da Rússia”. Apesar do ocorrido, o avião aterrissou com segurança na Bulgária.
“Estamos, naturalmente, cientes e habituados de certa forma às ameaças e intimidações que fazem parte do comportamento hostil regular da Rússia”, declarou Podestà ao jornal The Guardian.
De acordo com a porta-voz, o incidente apenas “fortalecerá ainda mais nosso compromisso firme de ampliar as capacidades de defesa e o suporte à Ucrânia”.
Podestà também afirmou que tal episódio “destaca a urgência da missão que a presidente está realizando nos países da linha de frente”.
Anna-Kaisa Itkonen, porta-voz de transportes da UE, mencionou que tem “observado muitas atividades de interferência e falsificação desse tipo, especialmente na fronteira leste da Europa”.
Informações iniciais apontam que o representante do Kremlin, Dmitry Peskov, rejeitou as alegações.