18.5 C
Brasília
segunda-feira, 20/10/2025

Governos tentam controlar companhias aéreas, diz líder do setor

Brasília
nuvens dispersas
18.5 ° C
18.5 °
18.1 °
100 %
1kmh
40 %
seg
24 °
ter
21 °
qua
26 °
qui
27 °
sex
22 °

Em Brasília

PAULO RICARDO MARTINS
LIMA, PERU (FOLHAPRESS)

O presidente da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta), Peter Cerdá, afirmou neste domingo (19) que governos da América Latina continuam tentando interferir nos negócios das companhias aéreas, criticando propostas que, segundo ele, prejudicam a competitividade do setor.

No evento anual da Alta AGM & Airline Leaders Forum, Peter Cerdá comentou a solicitação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) às companhias para esclarecer possíveis cobranças de bagagem de mão.

Dentre as três maiores companhias aéreas, Gol e Latam já anunciaram tarifas para bagagem de mão em voos internacionais, enquanto Azul optou por não aplicar a taxa.

Após essas iniciativas, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, informou que pretende acelerar a votação do projeto de lei 5041/2025, que garante aos passageiros o direito de transportar bagagem de mão e item pessoal sem custos adicionais.

Peter Cerdá destacou que a América Latina possui muitas regras de proteção ao consumidor, porém a maioria dessas medidas não favorece os viajantes, podendo reduzir a oferta de serviços aéreos e diminuir o número de passageiros.

Ele também ressaltou que as mudanças nas normas geralmente são feitas sem consultar as companhias aéreas.

A Anac afirmou buscar um equilíbrio na regulação, garantindo direitos aos passageiros e mantendo a competitividade das empresas.

O projeto de lei 5041/2025 propõe que o transporte de bagagem de mão seja gratuito em voos domésticos e internacionais operados por companhias nacionais ou estrangeiras, quando a viagem incluir território brasileiro, respeitando os limites estabelecidos pela Anac.

Veja Também