19.5 C
Brasília
terça-feira, 04/11/2025




Governo vai reforçar combate à dengue no Brasil

Brasília
nuvens dispersas
19.5 ° C
19.5 °
16.5 °
94 %
1.5kmh
40 %
ter
30 °
qua
31 °
qui
31 °
sex
28 °
sáb
24 °

Em Brasília

O Ministério da Saúde anuncia uma ação nacional para o próximo sábado (8) visando a conscientização sobre a dengue. O foco é alertar gestores públicos, profissionais da saúde e a população sobre as formas práticas de evitar a reprodução do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença.

Segundo o ministro Alexandre Padilha, a campanha “Não Dê Chance para Dengue, Zika e Chikungunya” servirá para aumentar a atenção da população e profissionais da saúde, principalmente neste período do ano, quando o número de casos costuma crescer devido às condições climáticas.

Até agora, em 2025, houve 1.611.826 casos suspeitos de dengue e 1.688 mortes no país, números que já mostram uma redução significativa em comparação ao ano passado, mas que ainda preocupam as autoridades.

Fabiano Pimenta, secretário adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente, alerta para a necessidade de atenção especial às cidades em alerta, que representam cerca de 30% dos municípios brasileiros, e destaca que a maioria das larvas do mosquito foi encontrada dentro das casas, em objetos que acumulam água.

Os estados com maior número de casos são São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul, com São Paulo também liderando as mortes causadas pela dengue.

Para combater a doença, o Ministério da Saúde está reforçando a assistência médica, com equipes especiais e centros de hidratação, e distribuindo materiais para controle do mosquito.

A principal esperança no combate à dengue está na vacina desenvolvida no Brasil pelo Instituto Butantan, que está em processo final de aprovação pela Anvisa. A expectativa é que o imunizante seja autorizado até o fim do ano, com início da vacinação prevista para 2026. Essa vacina será produzida em parceria com uma farmacêutica chinesa, que fornecerá 40 milhões de doses no próximo ano.




Veja Também