18.5 C
Brasília
quinta-feira, 29/01/2026

Governo vai entregar 400 unidades odontológicas móveis até março

Brasília
trovoada
18.5 ° C
18.5 °
18.4 °
94 %
3.6kmh
75 %
qui
29 °
sex
25 °
sáb
24 °
dom
22 °
seg
18 °

Em Brasília

O governo federal planeja entregar mais 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) até o mês de março, totalizando 800 unidades novas distribuídas pelo programa Brasil Sorridente. Essa previsão foi anunciada pelo Edson Hilan Gomes de Lucena, coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, durante o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, realizado no Expo Center Norte.

As UOMs têm como objetivo levar atendimento odontológico para grupos que têm dificuldade de acesso, como indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua e moradores de assentamentos. Equipadas com raio-X, cadeira odontológica e instrumentos para tratamentos como restaurações, extrações e procedimentos preventivos, essas unidades atuam em áreas remotas, como regiões rurais e comunidades ribeirinhas.

Um exemplo desse atendimento é no município de Mâncio Lima, no Acre, onde uma UOM foi instalada em uma balsa para atender populações que vivem às margens do rio. O programa oferece desde cuidados básicos até tratamentos especializados, como tratamento de canal e próteses dentárias.

Para ampliar os serviços oferecidos, o governo pretende incluir o tratamento de canal e próteses com uso de tecnologia digital nas unidades. Um projeto piloto já está sendo realizado em Cavalcante, Goiás, e deve ser lançado oficialmente em breve. Serão entregues 500 kits com equipamentos digitais para diversos municípios.

O programa Brasil Sorridente, que é uma política nacional de saúde bucal, foi criado em 2009 no segundo mandato do governo Lula, interrompido em 2015, e retomado em agosto do ano passado com recursos do Novo PAC Saúde. Um estudo feito em 267 municípios até 2017, coordenado pelo professor Ângelo Giuseppe Roncalli Costa Oliveira, da UFRN, mostrou que as UOMs aumentam muito o acesso ao atendimento odontológico, com gestores e dentistas ressaltando a importância dessas unidades para comunidades isoladas.

Veja Também