20.4 C
Brasília
sexta-feira, 21/11/2025




Governo protesta contra Eduardo Bolsonaro após Trump voltar atrás nas tarifas

Brasília
céu limpo
20.4 ° C
21.1 °
20.4 °
74 %
2kmh
0 %
sex
28 °
sáb
31 °
dom
24 °
seg
25 °
ter
19 °

Em Brasília

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebraram no X (antigo Twitter) a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), de eliminar as tarifas de 40% sobre produtos agrícolas do Brasil, como carne e café.

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), destacou a habilidade da diplomacia brasileira. Ele também fez uma indireta ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos desde março e é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por supostamente associar-se a sanções contra o Brasil em solo americano.

“Hoje o país colhe os frutos de uma política externa séria, que protege nossa economia, amplia mercados e reconstrói a credibilidade perdida. É preciso dizer: superamos os traidores da nação!”, afirmou Lindbergh.

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, criticou diretamente Eduardo Bolsonaro e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem chamou de “traidores da nação”, além de mencionar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que atribuiu a responsabilidade pelo tarifaço a Lula.

Lula soube dialogar com seriedade e firmeza com Donald Trump, mostrando-se um verdadeiro líder. É uma vitória do Brasil e uma grande derrota para os traidores da nação, Jair e Eduardo Bolsonaro, e para aqueles que celebraram o tarifaço contra o país, como o governador Tarcísio de Freitas e outros”, declarou a ministra.

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que a decisão de Trump representa um triunfo para o agronegócio e a indústria nacionais.

“A retirada das tarifas pelos Estados Unidos mostra a eficácia da diplomacia proativa do governo Lula, que atua por meio do diálogo, respeito e estratégia inteligente para negociar e expandir mercados, criando oportunidades para o Brasil. É um avanço para o setor agropecuário, para a indústria e para o país, que retorna ao cenário mundial com seriedade e credibilidade por meio da nossa diplomacia”, declarou.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, qualificou a decisão dos Estados Unidos como uma notícia extremamente positiva.




Veja Também