Neste sábado (20), o governador Ibaneis Rocha anunciou novas iniciativas do Governo do Distrito Federal (GDF) para beneficiar as pessoas com deficiência (PcD).
Em breve, essas pessoas poderão se cadastrar na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) para participar dos programas da secretaria. O governador também confirmou a destinação de mais moradias sociais para PcDs.
As ações foram apresentadas durante o evento que celebrou o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, organizado pelo Movimento Habitacional e Cidadania das Pessoas com Deficiência (Mohciped-DF), em Ceilândia Norte.
Ibaneis Rocha afirmou que a Sedes estará disponível para cadastrar todos os interessados a partir da próxima semana, também oferecendo atendimento na sede do Mohciped. Os cadastrados poderão receber benefícios como o Prato Cheio e o Aluguel Social.
Outra novidade é a construção de casas no Residencial Tamanduá, no Recanto das Emas, onde mais de 1,1 mil dos 1,6 mil lotes serão destinados exclusivamente a PcDs. Além disso, 400 moradias serão entregues gratuitamente na QNR 6 de Ceilândia.
Para quem receber a moradia no Tamanduá, o governo fornecerá um Cartão Construção com R$ 15 mil para erguer suas casas, o projeto da Codhab e a escritura do terreno. O governador garantiu que todos terão suas moradias prontas até o final do mandato.
O GDF já entregou mais de 600 carteirinhas de identificação para PcDs e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em seis regiões administrativas, totalizando mais de 4 mil documentos importantes para acessar direitos e benefícios públicos.
O secretário da Pessoa com Deficiência, Willian Ferreira da Cunha, ressaltou que o Distrito Federal está avançando nas políticas públicas de inclusão e que as PcDs hoje têm mais dignidade. Ele destacou a construção coletiva desse processo, comemorando os seis anos da Secretaria da Pessoa com Deficiência.
A dona de casa e PcD, Malba Silva de Oliveira, de 49 anos, elogiou o apoio do governo, destacando que a ajuda do governador é fundamental para que pessoas com deficiência conquistem seu espaço na sociedade.
Após o evento, o governador visitou o Instituto Solidário de Ceilândia, que atende famílias vulneráveis, e reuniu-se com lideranças comunitárias em Vicente Pires.
Empregabilidade e cidadania
O GDF tem investido na inclusão no mercado de trabalho por meio do Cadastro de Empregabilidade da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD). Mais de 200 pessoas já foram encaminhadas para vagas em parceria com cerca de cem empresas.
O programa usa grupos de WhatsApp para conectar candidatos e vagas, oferecendo acompanhamento após a contratação. Há ainda parcerias com Senac e Sebrae para formação profissional e estímulo ao empreendedorismo, garantindo uma inclusão efetiva.
Além das carteirinhas de identificação, o governo disponibiliza a Carreta da Inclusão, que leva atendimento e informações para as famílias, explicando direitos e benefícios como BPC, passe livre, moradia e inclusão profissional.
Nesta semana, a Polícia Civil do DF criou o primeiro posto de identificação especializado para PcDs e famílias atípicas, na Delegacia da Criança e do Adolescente II, em Ceilândia, para oferecer atendimento humanizado e inclusivo.
DF Acessível e prática esportiva
O programa DF Acessível oferece transporte gratuito “porta a porta” para cerca de duas mil pessoas com mobilidade reduzida severa, com 35 vans adaptadas que circulam por todas as regiões administrativas do DF, garantindo segurança e conforto para tratamentos de saúde.
O governo também promove esportes inclusivos em 12 centros olímpicos e paralímpicos e em seis polos de iniciação paralímpica, com modalidades como goalball, que envolve pessoas com deficiência visual, promovendo inclusão social, convivência e superação.