21.5 C
Brasília
quarta-feira, 24/09/2025

Governo Lula repudia ataque a flotilha humanitária em Gaza

Brasília
nuvens quebradas
21.5 ° C
21.5 °
21.5 °
83 %
1kmh
75 %
qui
30 °
sex
28 °
sáb
28 °
dom
30 °
seg
24 °

Em Brasília

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva repudiou o recente ataque realizado por Israel contra a Flotilha Global Sumud, uma frota que busca, mais uma vez, romper o bloqueio israelense para transportar ajuda humanitária à Faixa de Gaza. A posição do Brasil foi manifestada nesta quarta-feira (24/9) por meio de um comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

Ao condenar o “ataque injustificado com drones” contra as embarcações, o Itamaraty destacou que ações desse tipo contra a flotilha, que inclui brasileiros, são inaceitáveis.

“Ressaltando o caráter pacífico e humanitário da flotilha, o Brasil solicita novamente às autoridades israelenses que evitem qualquer ação que possa colocar em perigo a segurança dos civis e das embarcações”, afirma parte do comunicado oficial.

Na terça-feira (23/9), a coalizão Global Sumud Flotilla (GSF), responsável pela iniciativa, relatou sete ataques de drones enquanto os barcos navegavam em águas próximas à Grécia. Felizmente, nenhum dos participantes ficou ferido, de acordo com a organização.

A frota é composta por 80 embarcações provenientes de 44 nações, todas com o objetivo de levar assistência ao território palestino. Em junho deste ano, uma tentativa similar de se aproximar da Faixa de Gaza foi impedida pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) em águas internacionais.

O ativista brasileiro Thiago Ávila, natural de Brasília, está entre os membros da flotilha e também participou da tentativa anterior de acesso naval à Gaza.

Conforme ocorrera na ocasião anterior, o governo de Benjamin Netanyahu afirmou que não permitirá a aproximação dos barcos ao território palestino.

Veja Também