24.5 C
Brasília
quarta-feira, 17/12/2025

Governo libera R$ 6 bilhões para renovar frota de caminhões

Brasília
nuvens quebradas
24.5 ° C
26.1 °
24.5 °
73 %
2.6kmh
75 %
qua
25 °
qui
23 °
sex
24 °
sáb
19 °
dom
24 °

Em Brasília

A Medida Provisória (MP) 1328/25 autoriza a destinação de até R$ 6 bilhões para criar linhas de crédito para a compra de caminhões novos ou seminovos, com o objetivo de renovar a frota de transporte de cargas.

Os recursos serão destinados a pessoas físicas e jurídicas do setor de transporte rodoviário de cargas, incluindo transportadores autônomos, cooperativas, empresários individuais e empresas.

A gestão financeira ficará a cargo do Ministério da Fazenda, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) atuando como agente financeiro.

A MP 1328/25 está em vigor, mas precisa ser avaliada e aprovada pelo Congresso Nacional para se tornar lei definitiva.

Condições para financiamento

Para caminhões novos, somente veículos de fabricação nacional poderão ser financiados.

No caso dos caminhões seminovos, o crédito será limitado a transportadores autônomos e cooperativas.

As linhas de crédito devem incluir critérios mínimos de conteúdo nacional e respeito à sustentabilidade ambiental, social e econômica, que serão detalhados pelo Poder Executivo.

A medida também possibilita condições especiais — como taxas, prazos e carência diferenciados — para quem entregar veículos antigos (fabricados há mais de 20 anos) ou optar por modelos mais eficientes e com menor impacto ambiental.

Quitação de dívidas rurais

Além disso, a MP permite utilizar créditos rurais para a quitação de operações realizadas entre 1º de julho de 2024 e 30 de junho de 2025, inclusive aquelas renegociadas ou com prazos estendidos, desde que estejam em dia conforme as regras estabelecidas no texto.

Veja Também