19.5 C
Brasília
quarta-feira, 10/12/2025

Governo lança nova vacinação para dengue

Brasília
nuvens quebradas
19.5 ° C
19.5 °
18.7 °
89 %
1.5kmh
75 %
qua
21 °
qui
27 °
sex
26 °
sáb
27 °
dom
21 °

Em Brasília

O Ministério da Saúde anunciou no dia 9 uma nova forma de vacinação contra a dengue, agora incluindo a vacina nacional Butantan-DV, feita pelo Instituto Butantan.

Essa vacina teve o registro aprovado pela Anvisa no dia 8 e vai aumentar o estoque para o Sistema Único de Saúde, permitindo vacinar mais pessoas.

Até agora, 1,3 milhão de doses foram produzidas e destinadas aos profissionais de saúde que trabalham em Unidades Básicas de Saúde e fazem visitas em comunidades. A expectativa é que a vacina esteja disponível até o final de janeiro de 2026.

Adolescentes continuarão a receber vacina?

Sim. A vacina Qdenga, feita pela farmacêutica Takeda, continuará sendo para adolescentes de 10 a 14 anos, e a oferta para esse grupo será ampliada em mais cidades.

Desde 2024, mais de 7,4 milhões de doses da Qdenga foram aplicadas em crianças e adolescentes. A ministério comprou 9 milhões de doses para 2026 e mais 9 milhões para 2027.

A vacina Butantan-DV é a primeira do mundo com dose única, enquanto a Qdenga precisa de duas doses.

Mais pessoas poderão ser vacinadas

Com o aumento da produção da Butantan-DV, o Ministério da Saúde espera vacinar mais pessoas.

O público inicial será pessoas de até 59 anos (a vacina é aprovada para idades de 12 a 60 anos), com a vacinação gradual começando em pessoas a partir de 15 anos. Ainda não há data para outras faixas etárias.

A produção maior será feita pela empresa chinesa WuXi Vaccines em parceria com o Instituto Butantan, fortalecendo a inovação em vacinas no país.

Resultados esperados da vacinação

Parte das doses será usada na cidade de Botucatu, São Paulo, como teste para avaliar os benefícios da vacina. Lá, serão vacinadas pessoas de 15 a 59 anos.

O Ministério da Saúde estima que se 40% a 50% da população for vacinada, haverá grande redução dos casos de dengue. Botucatu já testou vacinação em massa durante a pandemia de covid-19.

Outras cidades com predominância do sorotipo 3 da dengue também estão sendo analisadas para participar dessa ação.

Estadão Conteúdo

Veja Também