O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira (11) um plano de investimentos de R$ 4,64 bilhões para ampliar e modernizar 11 aeroportos em quatro estados brasileiros: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pará e Minas Gerais.
Os aeroportos beneficiados são Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Ponta Porã (MS), Corumbá (MS), Santarém (PA), Marabá (PA), Carajás (PA), Altamira (PA), Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Montes Claros (MG). O financiamento será feito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Segundo o governo federal, o projeto vai gerar mais de dois mil empregos diretos e indiretos durante a execução. O principal objetivo é aumentar a capacidade operacional, especialmente no aeroporto de Congonhas, que deve passar de 29 milhões para mais de 40 milhões de passageiros por ano.
Esses investimentos também têm a intenção de melhorar a ligação de áreas produtivas no interior com grandes centros urbanos, abrangendo terminais nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará.
O anúncio foi feito em uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e do diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus.
