26.5 C
Brasília
segunda-feira, 02/02/2026

Governo incentiva doação de sangue na Supercopa 2026

Brasília
nuvens quebradas
26.5 ° C
26.5 °
26.5 °
61 %
5.1kmh
75 %
seg
26 °
ter
24 °
qua
22 °
qui
23 °
sex
26 °

Em Brasília

A Supercopa do Brasil 2026, realizada no domingo (1º) na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF), trouxe uma campanha importante para incentivar a doação voluntária e regular de sangue. Essa ação foi promovida pelo Ministério da Saúde em conjunto com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), marcando os 25 anos da Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve presente no evento.

Antes do jogo começar e durante o intervalo, os telões do estádio exibiram mensagens para sensibilizar os torcedores. No início, o público viu: “Seja sangue corintiano ou rubro-negro, o sangue do brasileiro é um só. Doe sangue”. No intervalo, a frase foi: “Ainda não dá para saber quem vai ganhar, mas o Brasil inteiro ganha quando você doa sangue”.

A campanha também contou com a participação especial do torcedor mirim do Corinthians, Kauan Alves dos Santos, de dois anos, que recebe atendimento pelo SUS no hemocentro de Brasília. Kauan está em tratamento recente para hemofilia com o medicamento Emicizumabe, utilizado em crianças de 0 a 6 anos desde o final de 2025. Essa medicação, aplicada por via subcutânea, ajuda a diminuir os episódios de sangramento.

Dados mostram a importância dessa mobilização: em 2024, o Brasil teve 3,31 milhões de coletas de sangue, das quais 55,5 mil foram no Distrito Federal. De janeiro a outubro de 2025, já foram registradas 2,71 milhões de coletas no país, com 50,5 mil no DF.

Para Arthur Mello, diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática (DAET/SAES), atividades em grandes eventos aumentam a conscientização. “Doar sangue é um ato simples, mas que salva muitas vidas no Brasil. Levar essa mensagem para um evento com tanta visibilidade é uma forma de mobilizar e lembrar a população da importância da solidariedade para manter o SUS funcionando”, explicou.

Essa iniciativa reforça o convite para que as pessoas doem sangue regularmente, aproveitando a visibilidade de grandes eventos para manter os estoques do SUS abastecidos, especialmente em momentos que a demanda é maior.

Informações fornecidas pelo Governo Federal

Veja Também