Eduardo Riedel, governador do Mato Grosso do Sul, afirmou que o governo brasileiro precisa buscar diálogo com o ex-presidente Donald Trump para resolver a questão das tarifas aplicadas aos produtos do Brasil nos Estados Unidos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, declarou que não vê disposição de Trump em negociar e que não pretende fazer uma ligação para tratar do assunto.
Riedel criticou a politização da crise das tarifas e destacou que Trump já indicou que está aberto a conversas, citando que o brasileiro deve aproveitar essa oportunidade para negociar. Segundo ele, essa é a melhor forma de encontrar soluções práticas para o problema.
O presidente da Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul, Sérgio Longen, também defende que Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin tomem uma atitude mais direta e incisiva junto ao governo americano para buscar um acordo.
Em Mato Grosso do Sul, a crise tarifária afeta principalmente os produtores de carne bovina e a indústria pesqueira. Riedel está em viagem pela Ásia para abrir novos mercados e fortalecer a economia local, além de participar de fóruns de negócios e discutir acordos de cooperação com instituições internacionais.