26.5 C
Brasília
domingo, 09/11/2025




Governo deve focar em finanças para reduzir dependência da Selic

Brasília
nuvens quebradas
26.5 ° C
28.9 °
26.5 °
61 %
4.1kmh
75 %
dom
27 °
seg
27 °
ter
24 °
qua
28 °
qui
30 °

Em Brasília

O secretário-executivo do Ministério do Planejamento e Orçamento, Gustavo Guimarães, afirmou recentemente que o governo precisa melhorar o controle das finanças públicas para que o Brasil dependa menos da política de juros para controlar a inflação. Ele destacou a importância de agir no setor fiscal para aliviar o impacto da taxa Selic na economia.

Na última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa básica de juros em 15% ao ano, avaliando se esse nível é suficiente para controlar a inflação a longo prazo.

Guimarães explicou que a economia brasileira tem mostrado crescimento constante, com avanços em diversos setores, indicando uma melhora estrutural.

Ele celebrou a estimativa atual do crescimento potencial do PIB, que está entre 2% e 3%, número bem maior do que o 1% previsto anos atrás, e atribuiu essa melhoria a várias mudanças econômicas, incluindo o Pix.

O secretário também destacou que o índice que mede a combinação de desemprego e inflação, conhecido como índice de miséria, está em seus níveis mais baixos.




Veja Também