Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, anunciou em Ribeirão Preto que o governo federal está disponibilizando R$ 10 bilhões para diminuir os juros na renovação da frota de caminhões do país.
Durante visita à concessionária Rodonaves da Iveco e posteriormente à concessionária Santa Emília da Volkswagen, Alckmin comentou sobre o programa que busca renovar os veículos, com a meta de reduzir os juros de 22% a 25% para cerca de 13% a 14%.
O financiamento de caminhões novos visa fortalecer a indústria automotiva, gerar empregos, aumentar a renda e melhorar a logística nacional, reduzindo custos e ampliando a competitividade do Brasil.
Além dos benefícios econômicos, Alckmin destacou a importância ambiental dos novos veículos. Caminhões com tecnologia Euro 6 emitem 40 vezes menos poluentes do que veículos antigos com mais de 20 anos, contribuindo para a sustentabilidade. O programa também inclui financiamento para caminhões seminovos, a partir do modelo 2012, beneficiando caminhoneiros, cooperativas, frotistas e empresas.
Com essa linha de crédito facilitada, um caminhoneiro poderá substituir um veículo com 15 anos por outro com cerca de 5 a 7 anos, tornando a frota mais moderna e econômica. A medida também considera a capacidade financeira dos caminhoneiros, oferecendo uma redução significativa nas parcelas mensais.
Além disso, o financiamento conta com seis meses de carência para o pagamento da primeira parcela e 80% do crédito é garantido por fundo garantidor, aumentando a segurança para o tomador do empréstimo.
O programa já está disponível, e os interessados podem procurar as concessionárias, montadoras e bancos integrados ao financiamento para aproveitar as condições oferecidas.
