São Paulo, 30 – O governo paulista concluiu sua agenda internacional na Ásia com reuniões em Tóquio, Japão, discutindo parcerias empresariais. A equipe liderada por Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos, apresentou os projetos de concessão público-privada do túnel submerso Santos-Guarujá, avaliado em R$ 6,8 bilhões, entre outros investimentos em travessias e infraestrutura.
Os encontros tiveram como participantes importantes instituições japonesas, como Japan Bank for International Cooperation (JBIC), Marubeni Corporation, e Japan International Cooperation Agency (JICA), além de negociações com os grupos empresariais Hitachi e Mizuno. No fim da missão, a delegação paulista reuniu-se com a Nippon Export and Investment Insurance (NEXI) e membros do Ministério das Finanças do Japão.
Benini também manteve diálogo com empresas e instituições na China, incluindo o Asian Infrastructure Investment Bank (AIIB), Bank of China, China Communications Construction Company (CCCC), China Development Bank (CDB) e outras instituições financeiras e de infraestrutura chinesas.
Os principais temas abordados incluíram garantias e mitigação de riscos para investidores estrangeiros interessados nos projetos, além da promoção da sustentabilidade nas obras.
A delegação contou com a participação do presidente da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), André Isper, e do diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), Augusto Almudin.

