O governo brasileiro anunciou que até o momento não há registro de cidadãos brasileiros entre as vítimas do acidente que envolveu o descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, Portugal. O incidente, ocorrido em um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, resultou em pelo menos 15 óbitos e 18 pessoas feridas, conforme dados da polícia local.
Em comunicado, o governo expressou pesar pelo ocorrido: “O governo brasileiro recebeu com tristeza a notícia do descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, na tarde desta data, que resultou em múltiplas fatalidades e em diversas pessoas com ferimentos graves. Manifestamos nossas condolências às famílias das vítimas e solidariedade ao governo e ao povo de Portugal”.
O consulado brasileiro em Lisboa permanece disponível para prestar suporte aos brasileiros e seus familiares por meio do serviço de plantão consular no telefone (+351 962 520 581.
O Elevador da Glória, inaugurado em 1885, é uma atração turística icônica de Lisboa, com uma média anual de mais de 3 milhões de usuários.
Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, também comentou o acidente: “Lamento profundamente o trágico evento ocorrido nesta tarde envolvendo o funicular da Glória, que resultou em vítimas fatais, ferimentos graves e ferimentos leves entre os passageiros”.