20.5 C
Brasília
quinta-feira, 13/11/2025




Governo confirma demissão do presidente do INSS após denúncia

Brasília
céu limpo
20.5 ° C
20.5 °
16.7 °
66 %
2.1kmh
0 %
qui
30 °
sex
31 °
sáb
31 °
dom
33 °
seg
32 °

Em Brasília

Exoneração foi encaminhada à Casa Civil e deve ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias

Reprodução/Facebook

O Ministério do Desenvolvimento Social confirmou nesta quarta-feira (16) a demissão do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Francisco Lopes. A exoneração foi encaminhada à Casa Civil e deve ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.

A assessoria de comunicação do ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, não divulga oficialmente o motivo da saída de Francisco Lopes do cargo. Mas a exclusão dele do posto acontece alguns dias após o jornal O Globo divulgar que o INSS fechou um contrato de R$ 8,8 milhões com uma empresa de informática sediada em um pequeno estoque de bebidas, em Brasília.

O contrato tinha a função de garantir o fornecimento de programas de computador para o órgão federal e foi assinado em abril, mesmo após parecer de técnicos do INSS indicar que os programas de computador oferecidos pela RSX não terem utilidade para o INSS.

Francisco Lopes era apadrinhado do líder do governo no Congresso, André Moura (PSC-SE). Recentemente, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu a condenação de Moura por um suposto esquema de desvio de verbas na Prefeitura de Pirambu, no Sergipe, no âmbito de uma ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF)




Veja Também