O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (27) um aumento salarial para os profissionais das forças de segurança do Distrito Federal. A mudança foi incluída no projeto de lei por uma emenda do relator, Senador Izalci Lucas (PL-DF). A medida abrange policiais civis, policiais militares e bombeiros militares que fazem parte do Fundo Constitucional do Distrito Federal, além de permitir a criação de quase 2 mil novos cargos.
Os reajustes vão variar entre 19,60% e 28,40% e serão pagos em duas etapas, previstas para os anos de 2025 e 2026. O projeto ainda amplia a equiparação salarial para os policiais militares dos ex-territórios de Amapá, Roraima e Rondônia.
De acordo com o relator, os aumentos não vão causar um impacto extra no orçamento, pois serão financiados por uma reorganização interna dos recursos dentro do próprio Fundo Constitucional.
Após pedidos da bancada do Distrito Federal, o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), garantiu que o Executivo deve editar uma medida provisória para que o aumento comece a ser pago já em dezembro deste ano.
