O governo do Brasil liberou nesta terça-feira (20) uma nova verba para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que pertence ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Foram destinados R$ 186,3 milhões para o orçamento de 2026, visando fortalecer a formação, capacitação e fixação de profissionais na área de pesquisa científica em todo o país.
Esse aumento de verba beneficiará diretamente estudantes e pesquisadores, ajudando na manutenção das bolsas de estudo, no fortalecimento da pós-graduação e na permanência de jovens talentos no sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação. Para a comunidade científica, essa melhoria no orçamento traz mais segurança para o desenvolvimento de estudos importantes para o Brasil.
Segundo o presidente do CNPq, Olival Freire Junior, essa ação demonstra a atenção do presidente Lula às demandas da ciência e tecnologia, embora os recursos ainda precisem ser maiores para garantir a estabilidade das bolsas dos pesquisadores, conforme foi apontado durante a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA).
Com mais de 70 anos de trabalho, o CNPq é um dos principais motivadores do avanço científico e tecnológico no país. O aumento dos recursos vai ajudar o órgão a consolidar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, dando prioridade à formação e capacitação de profissionais.
A Portaria GM/MPO nº 12/2026 também autorizou a abertura de um crédito suplementar de R$ 1,36 bilhão para o Orçamento Fiscal da União, distribuído entre ministérios e instituições federais, com foco em ciência, educação e assistência estudantil, garantindo a continuidade de políticas públicas essenciais.
