O Governo do Brasil começou a enviar mensagens para celulares de mulheres em sete cidades com grandes festas de Carnaval: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Recife, Olinda e Maceió. O objetivo é informar e ajudar a prevenir o assédio e a violência contra mulheres.
As mensagens lembram que o Carnaval é tempo de alegria, mas qualquer toque, abordagem ou exposição sem consentimento é crime e precisa ser denunciado. Elas explicam como as mulheres e quem presenciar uma situação pode pedir ajuda pelo Ligue 180, que é gratuito e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Em casos de emergência, a orientação é ligar para a Polícia Militar pelo 190.
Essa ação faz parte de um esforço nacional para combater a violência contra mulheres durante o Carnaval, atingindo diversas regiões inclusive aquelas que não utilizam redes sociais.
O Ligue 180 é organizado pelo Ministério das Mulheres, por meio da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência. Esse serviço é o primeiro contato para quem precisa de ajuda, encaminhando as denúncias para os órgãos responsáveis e informando sobre direitos e serviços disponíveis em cada localidade.
Para garantir segurança e evitar golpes, o Governo alerta que não envia links para serem clicados nas mensagens. É importante desconfiar de mensagens que pedem acesso a dados ou pagamentos fora da plataforma Gov.br. A autenticidade pode ser confirmada pelo selo azul no WhatsApp oficial e pelo recebimento na Caixa Postal do Gov.br.
