28.5 C
Brasília
sábado, 29/11/2025

Governo apoia justiça fiscal sem aumentar impostos

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
28.5 °
24.5 °
39 %
2.1kmh
40 %
dom
31 °
seg
30 °
ter
29 °
qua
26 °
qui
20 °

Em Brasília

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, declarou nesta sexta-feira (4) que o governo não tem a intenção de elevar os impostos para os cidadãos, mas sim assegurar uma justiça fiscal.

Essa declaração foi feita durante uma entrevista coletiva na abertura do encontro do Conselho Popular do Brics, realizado no centro do Rio de Janeiro, ao abordar as discussões sobre as alterações nas alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e a tributação dos super ricos. O Brics é um grupo de países emergentes do qual o Brasil é membro.

“É inaceitável que menos de 1% da população tente impor seus interesses e privilégios a 90% dos brasileiros. Estamos falando de 50 bilionários que não querem recolher os impostos corretamente.”

Macêdo enfatizou que o objetivo do governo é que os detentores de grandes patrimônios contribuam com o mesmo nível tributário que o restante dos cidadãos.

“Queremos que eles paguem o mesmo que nós pagamos — o que paga um professor, um policial, uma enfermeira, uma médica, uma engenheira, ou qualquer trabalhador deste país. É fundamental que essa discussão aconteça de forma ampla na sociedade, para evitar que as informações sejam distorcidas. Não se trata de aumentar impostos para a população, mas sim de garantir justiça fiscal”, explicou.

O ministro Márcio Macêdo também ressaltou que, devido ao poder econômico e influência, esses bilionários exercem pressão sobre o Parlamento.

Informações fornecidas pela Agência Brasil.

Veja Também