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terça-feira, 16/12/2025

Governo aceita regras do TCU para leilão do megaterminal em Santos

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Em Brasília

THIAGO BETHÔNICO
FOLHAPRESS

O governo federal informou nesta terça-feira (16) que aceitou todas as orientações dadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) para o leilão do Tecon 10, um grande terminal de cargas no porto de Santos.

O leilão, previsto para março de 2026, será feito em duas partes. Na primeira, os donos de navios, chamados armadores, não poderão participar; eles podem apresentar lances apenas em uma possível segunda etapa. Por ser muito disputado, espera-se que a segunda etapa não ocorra.

Essa decisão mostra uma mudança de postura do governo, que antes queria o leilão sem restrições.

A Secretaria Nacional de Portos do Ministério de Portos e Aeroportos afirmou que está fazendo os ajustes necessários para seguir essas orientações e pediu prioridade no processo. O ministro Silvio Costa Filho destacou que as recomendações do TCU aumentam a segurança jurídica e diminuem o risco de concentração no mercado.

Com essa aprovação do governo, empresas que não puderem participar da primeira fase podem tentar barrar o processo na justiça.

A decisão do TCU foi aprovada por 6 votos a 3 na última segunda-feira (8). Antes da votação, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, conversou com o tribunal para entender o posicionamento.

O governo também aceitou a proposta de um valor mínimo para a outorga, que ainda será definido, e a obrigação de investir na construção de um pátio ferroviário interno que possa movimentar pelo menos 900 contêineres de 20 pés por dia.

O edital do Tecon Santos 10 deve ser divulgado até o final de janeiro, após apresentações para investidores no início do ano.

Na sexta-feira (12), o ministro Silvio Costa Filho disse que mais de dez grupos demonstraram interesse no leilão, incluindo empresas brasileiras como JBS e JSL, além da filipina ICTSI, chineses e fundos árabes.

Com menos competidores, esses grupos têm vantagem na disputa.

O que é o Tecon 10

O megaterminal será construído em uma área de 622 mil metros quadrados no bairro do Saboó, em Santos, e será usado para movimentar contêineres e cargas variadas. Quem oferecer a maior proposta para construir e operar o terminal ganhará o leilão.

A capacidade do terminal será de até 3,5 milhões de contêineres por ano, o maior do tipo no país.

O terminal terá quatro berços para atracação de navios. O investimento previsto para os 25 anos de concessão pode chegar a R$ 40 bilhões, com um investimento inicial estimado em R$ 6,5 bilhões.

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