Governadores de nove estados e do Distrito Federal vão se encontrar na quinta-feira (7/8), às 16h, em Brasília, para debater a tarifa elevada imposta ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A reunião será na residência do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).
Entre os participantes confirmados estão Ronaldo Caiado (União), de Goiás; Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina; Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul; Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro; Mauro Mendes (União Brasil), do Mato Grosso; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Ratinho Jr. (PSD), do Paraná; e Wilson Lima (União), do Amazonas.
Uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros foi imposta ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tornando-se efetiva na quarta-feira (6/8). Com isso, o Brasil começa a sentir os efeitos iniciais em exportações para os EUA.
Diante deste cenário, os governadores buscam soluções para reduzir os impactos nos seus estados. Recentemente, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou ações como a liberação de crédito especial para os produtores rurais do estado.
Tentativas do governo para reverter a tarifa
Desde o anúncio da tarifa de 50%, o Brasil vem tentando negociar um acordo com os EUA para reverter a medida. Em julho, uma delegação de senadores brasileiros viajou aos Estados Unidos para negociar, conseguindo apenas adiar a aplicação da tarifa, originalmente marcada para 1º de agosto.
Segundo o presidente Lula (PT), o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, também tentou contato com Trump para discutir a tarifa, mas não teve resposta.
Recentemente, Trump indicou estar aberto a conversas com Lula, dizendo que o presidente brasileiro poderia ligar para ele a qualquer momento para tratar do assunto. No entanto, até agora, Lula ainda não definiu se fará essa ligação.