28.5 C
Brasília
sábado, 29/11/2025

Governador interino demite secretário rival no Rio durante ausência de Castro

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
28.5 °
24.5 °
39 %
2.1kmh
40 %
dom
31 °
seg
30 °
ter
29 °
qua
26 °
qui
20 °

Em Brasília

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar (União Brasil), aproveitou o tempo em que está como governador interino para destituir um adversário político, Washington Reis (MDB), do cargo de secretário de Transportes do Estado.

A exoneração foi publicada pelo próprio Bacellar em uma edição especial do Diário Oficial nesta quinta-feira (3).

Bacellar assumiu temporariamente o governo porque o titular, Cláudio Castro (PL), está em viagem a Portugal para participar do Fórum de Lisboa, conhecido como “Gilmarpalooza”.

Castro permanecerá fora do país de quinta até domingo (6).

Em suas redes sociais, Reis, que planeja concorrer ao governo do estado em 2026, assim como Bacellar, afirmou que tomou conhecimento da sua demissão pela imprensa e ficou surpreso.

“Posso afirmar que a minha saída ocorreu exclusivamente porque não declarei apoio a alguém que não tem preparo ou capacidade para administrar o Estado do Rio de Janeiro.”

Em outra parte de sua declaração, ressaltou que serviu no cargo nos últimos dois anos e meio “com a confiança do governador eleito”.

“Saio de cabeça erguida, com a consciência tranquila e orgulho de quem sempre trabalhou com integridade.”

Essa semana, Bacellar teve uma discussão na Assembleia Legislativa com o irmão do ex-secretário destituído. Na segunda-feira (30), o presidente do Legislativo e o deputado estadual Rosenverg Reis (MDB) debateram a respeito da convocação do secretário para explicar o aumento da tarifa do metrô. Rosenverg se posicionou contra e incentivou o irmão a não comparecer.

“Acabou o tempo em que você achava que seu irmão comandava o estado do Rio. Aqui a situação é diferente”, afirmou Bacellar.

Desde a renúncia de Thiago Pampolha, que assumiu uma vaga no Tribunal de Contas do Estado em maio, o Rio de Janeiro está sem vice-governador.

Washington Reis, apoiador da família de Jair Bolsonaro (PL), encontra-se inelegível devido a uma condenação por crime ambiental. Ele tenta anular essa decisão e também demonstra interesse em se alinhar com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), que está articulando uma candidatura ao governo estadual.

Veja Também