23.5 C
Brasília
sexta-feira, 27/06/2025




Governador da Califórnia processa Fox News por difamação milionária

Brasília
céu limpo
23.5 ° C
23.5 °
18.4 °
46 %
4.1kmh
0 %
sáb
26 °
dom
28 °
seg
27 °
ter
27 °
qua
19 °

Em Brasília

O Governador Gavin Newsom, da Califórnia, entrou com uma ação judicial solicitando US$ 787 milhões (equivalente a R$ 4,3 bilhões), contra a emissora Fox News nesta sexta-feira (27). Ele acusa o canal de distorcer informações sobre uma ligação telefônica que teve com o presidente americano Donald Trump no início de junho.

Em uma publicação no X, o governador do partido democrata afirmou: “Chega de mentiras”. Ele é uma voz importante da oposição ao governo do presidente republicano.

A ação foi movida em um tribunal localizado em Delaware, estado onde a Fox News está oficialmente registrada.

De acordo com o processo, embora Newsom e Trump tenham conversado por telefone no começo de junho, a conversa não abordou os protestos contra operações migratórias em Los Angeles, que ocorriam na época.

No dia 7 de junho, horas após a chamada, Trump autorizou o envio da Guarda Nacional para a cidade. Em 10 de junho, durante coletiva na Casa Branca, o presidente disse que havia falado com o governador “há um dia”, o que Newsom negou em suas redes sociais.

O apresentador da Fox News, Jesse Watters, afirmou que o governador mentiu ao negar o telefonema. Outro jornalista do canal, John Roberts, mencionou que Trump lhe mostrou seu registro de chamadas para comprovar o contato, mas a captura mostrava um telefonema na madrugada do dia 7, o que não correspondia à alegação do presidente sobre o momento da conversa.

Os advogados de Newsom ressaltaram que o horário registrado não coincide com as declarações públicas feitas por Trump.

No processo, o governador acusa a Fox News de agir com intenção de prejudicar sua imagem, afirmando que o canal deliberadamente o rotulou como mentiroso para favorecer Trump.

Além de pedir uma indenização milionária, o governador solicita que a justiça proíba a emissora de continuar divulgando informações falsas sobre a ligação.

Essa quantia é similar ao valor que a Fox News e afiliadas concordaram em pagar ano passado para encerrar uma ação por difamação com a empresa de tecnologia eleitoral Dominion Voting Systems, relacionada às eleições presidenciais de 2020.

Newsom declarou que, se a Fox News deseja fazer propaganda para Donald Trump com mentiras, deve aceitar as consequências legais, assim como no caso da Dominion.

Se a Fox News emitir um pedido público de desculpas e corrigir as informações erradas, o governador afirmou que abandonará o processo, conforme comunicado enviado à emissora por seus advogados.

A Fox News respondeu chamando a ação de “estratégia de publicidade” e afirmou que o processo é injustificado e tenta limitar sua liberdade de expressão.

© Agence France-Presse




Veja Também