O governador Ibaneis Rocha participou de um jantar no Núcleo Bandeirante com líderes da comunidade religiosa Ministério da Fé, liderada pelos apóstolos Fadi e Lígia Faraj. O encontro teve como objetivo fortalecer a parceria entre o governo do Distrito Federal e as instituições religiosas.
Durante o evento, o governador destacou o lançamento de um edital exclusivo que permite que as igrejas adquiram terrenos próprios para ampliar suas atividades nas comunidades locais. Esta é uma oportunidade inédita no Distrito Federal, onde as entidades religiosas podem comprar lotes oficialmente e pagar até com moeda social, uma forma de pagamento baseada em serviços prestados à sociedade, conforme aprovado pela Câmara Legislativa.
Ibaneis Rocha enfatizou a importância do trabalho social realizado pelas igrejas, ressaltando que elas alcançam onde o governo não consegue chegar, e que apoiar essas instituições é uma obrigação.
Também estiveram presentes no jantar a vice-governadora Celina Leão, o secretário chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, e o secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso.
Detalhes sobre os terrenos
O edital foi lançado pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e oferece 36 imóveis em sete regiões administrativas, incluindo Ceilândia, Samambaia e Santa Maria, que possuem alta demanda por espaços para templos e projetos sociais.
De acordo com o diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Terracap, Leonardo Mundim, o objetivo é proporcionar às igrejas e entidades sociais o acesso legal a imóveis públicos para fortalecer suas atividades religiosas e de apoio à população.
A legislação aprovada recentemente permite que as organizações religiosas adquiram terrenos com moeda social, que oferece descontos em troca de serviços comunitários, facilitando o acesso a esses imóveis.
Valorização das religiões no DF
Desde 2019, o Governo do Distrito Federal tem implementado ações para apoiar as instituições religiosas. Foi criada a Unidade de Assuntos Religiosos para promover o diálogo contínuo e definida a obrigatoriedade de espaços para atividades religiosas em novos bairros.
Já foram regularizados 554 imóveis destinados a templos e espaços religiosos, garantindo segurança jurídica para essas entidades. O programa Igreja Legal permite que as igrejas obtenham concessão de uso real de imóveis oferecendo serviços gratuitos à comunidade como forma de pagamento.
Durante a pandemia de covid-19, medidas foram tomadas para assegurar que os templos continuassem funcionando, reconhecendo as igrejas como atividades essenciais para acolher fiéis e apoiar pessoas em vulnerabilidade.
O governo também investe em infraestruturas religiosas, como o Museu da Bíblia, que terá R$ 74 milhões de recursos para preservar a memória religiosa e atrair turistas, além da construção e reforma da Praça da Bíblia em diferentes regiões do DF, demonstrando respeito e valorização dessas instituições.
Informações fornecidas pela Agência Brasília