23.7 C
Brasília
segunda-feira, 15/09/2025

Google não renova domínio de site e pode expor usuários a golpes

Brasília
nublado
23.7 ° C
23.7 °
21.7 °
51 %
3.7kmh
94 %
ter
32 °
qua
33 °
qui
33 °
sex
32 °
sáb
25 °

Em Brasília

Contrato de domínio de versão indiana do Blogger não foi renovado e pode causar problemas mais graves do que sites fora do ar

Google: sem renovação de contrato, cerca de 4,4 milhões de sites foram derrubados (Omar Marques/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

O Google pode ter esquecido de renovar o domínio do site blogspot.in, o que fez com que milhares de blogs nas últimas semanas se tornassem indisponíveis. A versão indiana do Blogger expirou em junho, mas outras versões do site, como a brasileira, ainda estão disponíveis. Apesar disso, o “erro” do gigante de tecnologia pode custar caro — e ir muito além dos 5.999 dólares que um usuário precisa desembolsar para comprar o domínio na Índia.

Isso porque, agora, o site pode acabar caindo nas mãos de qualquer pessoa, inclusive de um criminoso que pretende utilizar os sites para a aplicação de golpes e o espalhamento de conteúdos maliciosos. Com o contrato não renovado, cerca de 4,4 milhões de sites foram derrubados.

Desde 29 de junho, o blogspot.in está no nome de uma empresa chamada Domainming. Segundo o site Bleeping Computer, todos os links que levavam a esses blogs, inclusive os compartilhados nas redes sociais, ficaram quebrados na internet e não podem mais ser acessados.

Procurado pela EXAME, o Google ainda não se pronunciou sobre o caso.

 

Veja Também