O serviço de mapas do Google no Marrocos atualizou seu aplicativo ao eliminar as linhas pontilhadas que demarcavam a fronteira entre o Marrocos e o Saara Ocidental neste sábado (1º/11). Essa modificação ocorreu logo após a aprovação, pela ONU, da autonomia do Marrocos sobre essa região.
Na sexta-feira (31/10), o Conselho de Segurança da ONU aprovou o plano do Marrocos para o Saara Ocidental, território que é foco de um conflito prolongado com o movimento de independência saarauí, conhecido como Frente Polisário, apoiado pela Argélia. Essa região é importante devido à sua riqueza mineral.
A resolução da ONU, promovida pelos Estados Unidos, foi aprovada com 11 votos favoráveis. Rússia, China e Paquistão abstiveram-se, enquanto a Argélia não participou da votação. Mike Waltz, embaixador dos EUA na ONU, comentou que os Estados Unidos estão satisfeitos com essa votação histórica, que abre caminho para uma tão esperada paz no Saara Ocidental.
A modificação na representação da fronteira no Google Maps parece estar presente somente na versão do aplicativo para o Marrocos até o momento. A empresa ainda não divulgou nenhum comentário oficial sobre essa alteração.
