Quatro pessoas foram detidas na noite de sexta-feira (12/9) por policiais militares do 9º Batalhão, no Gama, que integram o Grupo Tático Operacional (GTOP 29). Eles são suspeitos de aplicar golpes vendendo motocicletas falsas em um comércio na região do Distrito Federal.
De acordo com a polícia, o grupo não agia apenas no Distrito Federal, mas também em outras regiões do país, acumulando prejuízos que podem ultrapassar R$ 1 milhão.
O esquema consistia em anunciar motocicletas — geralmente modelos da Honda — como novas e ofertadas a preços muito abaixo do mercado. As vítimas, muitas delas de fora do DF, eram persuadidas a dar um adiantamento em torno de R$ 1 mil para garantir a compra. Depois do pagamento, os criminosos desapareciam ou demoravam a entregar o veículo. Ao exigirem a devolução do valor, as vítimas eram cobradas com uma alegada “multa por quebra de contrato”.
Para dar aparência de legitimidade, o grupo usava uniformes com o logotipo da Honda, crachás falsificados, além de notas fiscais e contratos fraudulentos.
Os quatro detidos foram levados à 20ª Delegacia de Polícia, que continuará a investigação para identificar outros envolvidos e possíveis vítimas. A polícia recomenda que quem tenha sofrido esse tipo de golpe registre ocorrência na delegacia mais próxima.