O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) alerta sobre um golpe que envolve a falsa credencial de estacionamento para idosos. Um site falso chamado Conecta Idosos está se passando pelo Detran e pedindo pagamentos indevidos.
Segundo o gerente de saúde do Detran-DF, Ricardo Mendes Sutarelli, após colocar o CPF do idoso, o usuário recebe um e-mail solicitando um pagamento via PIX para liberar a credencial. O Detran-DF reforça que todo o processo para conseguir a credencial é gratuito. Eles pedem que ninguém faça pagamentos ou passe dados para sites que não sejam oficiais do Detran. Para pedir ou renovar a credencial, o idoso deve usar o Portal de Serviços do Detran-DF ou ir pessoalmente a uma unidade.
Como se proteger e o que fazer
O advogado criminalista Guilherme Augusto Mota, sócio do Guilherme Mota Advogados, explica que o site falso pode estar cometendo crimes graves, como estelionato, uso falso de identidade e violação da lei de proteção de dados, por usar CPF e e-mail sem autorização. O idoso que for enganado pode pedir indenização por perdas financeiras ou danos emocionais. Para isso, deve registrar queixa na Delegacia de Crimes Cibernéticos ou na Delegacia do Idoso, mostrando comprovantes do que pagou. Também pode entrar na justiça para reaver o dinheiro e cobrar indenização.
Para evitar cair em golpes, Mota recomenda que os idosos sempre verifiquem se o site é oficial, evitem clicar em links recebidos por e-mail ou redes sociais, nunca façam pagamentos sem confirmar se o serviço é gratuito, e não compartilhem dados pessoais em sites sem segurança. Em caso de dúvida, devem consultar familiares, cuidadores ou o próprio órgão.
Além disso, familiares e cuidadores devem ajudar a pessoa idosa ao usar serviços na internet, instalando proteções, orientando sobre golpes, e mantendo o diálogo aberto para que os idosos possam falar sobre dúvidas ou suspeitas. É importante verificar links antes de pagar, preferindo sempre os sites oficiais, denunciar fraudes e compartilhar avisos com outras famílias e grupos de idosos.