A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou, nesta terça-feira (2/9), a Operação Hermes, para desmantelar um grupo criminoso especializado em fraudes financeiras e lavagem de dinheiro. Durante dois anos de atuação, a organização movimentou cerca de R$ 18 milhões. Uma vítima, residente no Distrito Federal, sofreu um prejuízo de R$ 1,8 milhão.
Segundo as apurações, o esquema criminoso consistia em enganar antigos clientes de agências de turismo. As pessoas eram induzidas a pagar taxas falsas para obter reembolsos por viagens que nunca aconteceram. A fraude era sofisticada e aproveitava falhas deixadas por empresas de turismo que fecharam as portas.
A operação policial contou com o apoio da Polícia Civil de São Paulo (PCSP) e resultou no cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão, além de sete prisões. Foram apreendidos celulares, documentos e um veículo.
No Distrito Federal, a Operação Hermes foi conduzida pela Coordenação de Repressão aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Corf), via Divisão de Falsificações e Defraudações (Difraudes).
A PCDF continua investigando para identificar outros membros do grupo criminoso e localizar novas vítimas.