A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, removeu de suas redes sociais uma publicação que fazia ironia sobre a operação da Polícia Federal (PF) direcionada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A equipe de comunicação da parlamentar esclareceu ao Metrópoles que a postagem foi feita sem autorização da ministra.
A mensagem foi retirada e o time da ministra expressou pesar pelo uso de ironia em um assunto tão grave. Posteriormente, uma nova publicação foi postada nos canais oficiais dela, desta vez apenas informando sobre a operação realizada contra Bolsonaro.
A primeira postagem dizia: “Bom dia PF! Sextou com busca e apreensão na casa do golpista”. Logo após, acrescentava: “Grande dia!”. A frase “grande dia!” se tornou comum no meio político desde que Jair Bolsonaro a utilizou, em 2019, após o anúncio da saída do então deputado federal Jean Wyllys da Câmara dos Deputados.
Operação policial contra Bolsonaro
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que a Polícia Federal cumprisse mandados de busca e apreensão contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação ocorreu na manhã de sexta-feira em imóveis ligados ao político na capital federal, Brasília.
Além das buscas, Moraes determinou várias medidas restritivas contra Bolsonaro, entre as quais estão o uso de tornozeleira eletrônica, a obrigação de permanecer em casa e a suspensão do acesso dele às redes sociais.