15.5 C
Brasília
sábado, 02/08/2025

Gleisi acusa Eduardo Bolsonaro de traição ao país

Brasília
céu limpo
15.5 ° C
15.5 °
11.7 °
67 %
3.1kmh
0 %
sáb
26 °
dom
25 °
seg
26 °
ter
28 °
qua
27 °

Em Brasília

Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais, denunciou nesta terça-feira (29/7) o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por cometer um ato considerado crime contra a pátria. Segundo ela, ele estaria promovendo uma taxação de 50% dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A crítica foi feita durante a 9ª Mesa Redonda da Sociedade Civil União Europeia–Brasil, realizada no Palácio do Itamaraty.

Gleisi Hoffmann declarou: “Esse [Eduardo Bolsonaro] é um traidor. Praticou um crime contra a pátria. Não merece continuar como deputado representando o Brasil. Espero que o Congresso Nacional, especialmente a Câmara dos Deputados, tome providências para que ele não possa mais representar nenhuma entidade brasileira”.

Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde março, quando pediu afastamento do mandato para buscar sanções contra o que chamou de ‘violadores dos direitos humanos’ no Brasil.

O crime contra a pátria consiste em atitudes que atentam contra a segurança nacional, como a violação da soberania ou da estabilidade institucional do país.

A ministra também citou a intenção de conversar com os presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), ainda esta semana. Contudo, Hugo Motta não indicou até o momento qualquer ação para punir o parlamentar.

Taxa aos produtos brasileiros

Em uma carta dirigida ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que a partir de 1º de agosto, os produtos importados do Brasil terão uma taxação de 50%. A justificativa foi que tal medida foi resultado da ‘caça às bruxas’ contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que enfrenta processos na Justiça brasileira.

Veja Também