Mais de 40 jovens das unidades de Semiliberdade do Gama I, Gama II, Guará, Metropolitana e Taguatinga II participaram de dois dias de atividades para integração e aprendizado durante a terceira edição da Gincana das Cores, realizada nos dias 3 e 4 de dezembro, na Praça dos Direitos de Ceilândia Norte. Servidores também ajudaram na organização e condução das provas.
Idealizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), o projeto busca proporcionar momentos de convivência que fortaleçam o desenvolvimento emocional e social dos jovens, ampliem seus repertórios de brincadeiras, estimulem a imaginação e ajudem na construção de vínculos e habilidades importantes para a cidadania.
Durante a gincana, os participantes participaram de brincadeiras tradicionais da infância, como cabra-cega, corrida de saco, balão de água, jogo da velha humano, corrida do ovo na colher, pega-fita e cabo de guerra. Essas atividades, além de divertidas, também incentivaram competências como cooperação, respeito às regras, confiança mútua e negociação.
As equipes pontuaram em cada prova, com pontuações variando entre 50 e 300 pontos. Ao final dos dois dias, a equipe amarela, composta pelos jovens da unidade de Semiliberdade do Gama I, conquistou o primeiro lugar da competição.
“Investir em atividades lúdicas para os jovens sob medida socioeducacional é oferecer a eles a chance de reconstruir vínculos, expressar suas emoções e desenvolver habilidades sociais que serão muito importantes no futuro”, destacou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
*Com informações da Sejus-DF

