23.5 C
Brasília
sexta-feira, 26/09/2025

Ginástica para a coluna começa para servidores da segurança

Brasília
nuvens dispersas
23.5 ° C
23.5 °
19.2 °
57 %
3.1kmh
40 %
sex
28 °
sáb
28 °
dom
30 °
seg
32 °
ter
25 °

Em Brasília

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal iniciou aulas semanais de ginástica para a coluna voltadas para os servidores. Essa ação integra o programa Segurança Integral e o eixo Servidor Mais Seguro, com o objetivo de melhorar a saúde, prevenir lesões e aumentar a qualidade de vida dos trabalhadores da área de segurança.

As aulas ocorrem todas as quartas-feiras, às 17h, na academia do Centro de Atenção Biopsicossocial (CAB). A atividade tem duração de 50 minutos e inclui alongamento global, fortalecimento muscular e reeducação postural, visando a melhora da postura, mobilidade e prevenção de dores musculares e ósseas.

O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, destaca a importância da iniciativa como uma demonstração de cuidado com quem trabalha na linha de frente, reforçando o compromisso da secretaria em valorizar seus servidores e promover a saúde física e mental destes profissionais.

O subsecretário de Ensino e Gestão de Pessoas, Marcos Leôncio, ressalta que a ginástica é acessível a todos os servidores, adaptando-se ao preparo físico de cada um. Essa prática contribui para o equilíbrio entre corpo e mente e traz benefícios para o bem-estar no ambiente de trabalho.

A fisioterapeuta do CAB, Samanta Albuquerque, explica que o método é terapêutico e consiste em exercícios posturais e isométricos que alongam e fortalecem os músculos do corpo. Ela ressalta o entusiasmo dos participantes e espera melhorias significativas na saúde deles.

Sobre o Centro de Atenção Biopsicossocial

O CAB foi criado para oferecer atenção completa à saúde dos servidores da segurança pública, estimulando a qualidade de vida. Vinculado à Subsecretaria de Ensino e Gestão de Pessoas, funciona de terça a quinta-feira, das 9h às 17h. O centro oferece atendimento psicológico, fisioterapia, espaço para descompressão com cadeiras de massagem, auriculoterapia, ventosaterapia, tatame para lutas, refeitório e vestiários.

A diretora do CAB, Roberta Tomaz, explica que o centro reúne ações de atenção biopsicossocial, incentivo ao esporte, cursos de aperfeiçoamento e oportunidades para ingresso nas forças de segurança. A infraestrutura conta com academia, salas para atendimentos individuais e coletivos, terapias integrativas e atividades físicas, estando localizado próximo ao Detran-DF, Ciob e à SSP-DF. O Centro é financiado pelo Fundo Nacional de Segurança Pública e atende a todas as forças de segurança do Distrito Federal.

Veja Também