15.5 C
Brasília
sábado, 02/08/2025

Ginásio do Taguaparque reformado reabre para moradores de Taguatinga

Brasília
céu limpo
15.5 ° C
15.5 °
11.7 °
67 %
3.1kmh
0 %
sáb
26 °
dom
25 °
seg
26 °
ter
28 °
qua
27 °

Em Brasília

O sonho de jogar basquete em uma quadra coberta e renovada está prestes a se tornar realidade para Francisco Freire, 70 anos. Ele vive em Taguatinga há mais de 30 anos, é professor de química e atleta amador, e aguarda ansiosamente a reabertura do Ginásio do Taguaparque, que esteve fechado por um tempo.

“Essa era uma vontade antiga da comunidade”, diz Francisco. “Essa iniciativa é excelente. Uma grande conquista.” Atualmente, ele joga basquete nas quadras externas do parque às quartas e sábados. “Sempre juntamos uma boa turma”, comenta. “Com o ginásio pronto, mais pessoas vão se interessar e teremos mais opções de esporte na cidade.”

Renato Andrade, administrador de Taguatinga, ressalta: “É o único ginásio coberto da região, por isso atenderá várias modalidades esportivas e será muito popular.”

A reforma foi completa: o telhado foi trocado, o piso pintado, banheiros e vestiários reformados, instalações elétricas modernizadas e acessibilidade garantida. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) investiu cerca de R$ 850 mil na recuperação.

Renato Andrade comenta: “Esse centro esportivo é fundamental para a cidade, mas estava fechado há anos. Pedi ao governador a liberação dos recursos para a reforma, que foi rapidamente viabilizada. Agora entregamos um espaço totalmente renovado à população.”

Entre as melhorias estão: novo telhado, correção de infiltrações, troca da fiação, luminárias, quadros de energia, instalação de portas novas, grades e itens de segurança. Também foram feitas demarcações na quadra e adaptações para acessibilidade, como rampas e sinalização tátil.

Comunidade feliz com a reforma

Ronaldo Júnior, professor do Programa Ginástica nas Quadras (PGinQ), destaca a importância desses espaços para o bem-estar: “Nosso projeto, da Secretaria de Educação, oferece aulas gratuitas de várias modalidades. Com o ginásio reformado, poderemos praticar esportes até mesmo em dias chuvosos.”

Ronaldo ressalta os benefícios do esporte: “Promove qualidade de vida, mantendo corpo e mente ativos, além de fortalecer a convivência social, tirando as pessoas do sedentarismo e da rotina.”

Eliane Andrade, aluna do PGinQ, frequenta as aulas três vezes por semana e elogia a reabertura: “Mais espaços para esporte e lazer são sempre bem-vindos, ainda mais em uma região central e acessível. Esse ginásio será um ponto de encontro para jovens e famílias. Estamos muito felizes.”

*Informações da Agência Brasília

Veja Também